Por: Naomi Ceita - 12/09/2022
Durante a sua estadia, Erica Raposo teve a oportunidade de entrevistar algumas pessoas e ter o real testemunho da situação que se vive em São Tomé e Príncipe.
A CEO da STP ON observou um agravamento da situação sócio-cultural e económica do país. Confidenciou que saiu do país preocupada e pensativa, pois
“a população (especialmente as camadas mais desfavorecidas) encontra-se cansada e enfiada numa situação de pobreza paralisante”,
onde parece não haver saídas alcançáveis e práticas para solucionar o desemprego crescente e o elevado custo de vida.
“Tudo está caro, até mesmo o peixe e a banana”.
Erica Raposo: “O resumo do que observei não é positivo nem inspirador”
No que diz respeito aos pontos turísticos, muitas praias encontram-se em declínio pela exploração ilegal de areia e muitas infraestruturas que carecem de manutenção, contribuindo de forma esmagadora para a imagem degradante do país.
Contudo nem tudo são espinhos, também foi possível colher partes positivas dessa estadia. Erica Raposo apreciou ver alguns restaurantes e cafés mais instagramáveis e arquitetados com o intuito de proporcionar conforto e melhorar a experiência dos clientes. Gostou particularmente da comida e do serviço (muito profissionais e atenciosos) do Papa Figo e do ambiente relaxante do café e loja Diogo Vaz.
Acima de tudo a criadora de conteúdos digitais teve o prazer de experienciar o que as nossas ilhas têm de melhor, a humildade das pessoas, que mesmo com pouco, têm sempre a satisfação de partilhar e aconchegar quem os visita.
Comments